segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Absenteísmo/Turnover e Políticas.



Uma das grandes preocupações dos dirigentes corporativos é como evitar que os profissionais faltem, já que o absenteísmo (ausência no ambiente de trabalho) prejudica não apenas a um único colaborador, mas também pode ter efeitos significativos sobre o desempenho de uma equipe. Vale ressaltar que cada empresa pode utilizar uma "fórmula" para calcular o percentual de absenteísmo, de acordo com sua realidade. Mas, o que pode ser feito para reduzir os índices de absenteísmo? Abaixo listo algumas ações que podem auxiliar as organizações a diminuírem os percentuais de falta dos colaboradores.
A presença do profissional de Recursos Humanos em todos os departamentos da companhia serve de termômetro para avaliar o clima, identificar falhas gestão e encontrar soluções, antes que a empresa sofra algum tipo de prejuízo.
 Sem uma política de comunicação interna clara, os funcionários ficam sujeitos a receberem informações distorcidas como, por exemplo, demissão em massa, corte de benefícios etc. Através dos canais de comunicação, a empresa passa tranquilidade aos profissionais e esses conseguem cumprir suas responsabilidades com mais eficácia. As chances de profissionais conscientes se ausentarem do trabalho caem significativamente.





4 comentários:

  1. o Absenteísmo tem grandes consequências na organização, não apenas à um único funcionário.

    Panham...

    ResponderExcluir
  2. O ABSENTEISMO GERA ATRAVES DA IRRESPONSABILIDADE DO COLABORADOR QUE MEDE SUAS CONSEQUÊNCIAS NO TRABALHO.

    PATRICIA

    ResponderExcluir
  3. PREJUDICA NÃO SO O COLABORADOR COMO TAMBEM SUPERVISORES E O GRUPO EM GERAL.

    FABIOLA...

    ResponderExcluir
  4. o absenteismo preoculpante para todos. maria jose

    ResponderExcluir