terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Benefícios e Serviços Sociais



Denomina-se benefícios o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários. O somatório compõe a remuneração do empregado.



Planos de benefícios flexíveis 


Os planos flexíveis de benefícios, adotados mais recentemente por organizações de paises desenvolvidos, são aqueles em que os empregados tem a opção de escolher entre os benefícios disponíveis aqueles que acham mais interessantes. 

Tipos de benefícios: 


Benefícios compulsórios: são aqueles que a empresa concede aos seus empregados em atendimento às exigências da lei ou de normas legais como acordos ou convenções coletivas de trabalho:

13º salário
Férias
Salário-familia
Salário-maternidade 

Benefícios espontâneos : são aqueles que a empresa oferece por vontade própria, para formar um perfil de remuneração atraente e competitiva no mercado.

Restaurante
Seguro de vida
Assistência médica
Festas para empregados
Transporte
Cesta básica
Clube
Assistência odontológica
Empréstimos subsidiados
Bolsa de estudo
Horário flexível
Convenio (farmácia, supermercado)

1- O QUE SÃO OS BENEFÍCIOS SOCIAIS?

A remuneração geralmente é feita por meio de muitas outras formas além da forma salarial. Uma considerável parte da remuneração total é constituída em benefícios sociais e serviços sociais. 

Os benefícios sociais constituem-se em aspecto importante do pacote de remuneração.

Portanto, o benefício é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos funcionários uma base para a satisfação de suas necessidades pessoais.

A remuneração direta, isto é, o salário é proporcional ao cargo ocupado.

A remuneração indireta, isto é, os serviços e benefícios sociais são comuns para todos os empregados, o que a empresa desenvolve são planos diferentes de serviços e benefícios sociais para diferentes níveis de empregados: diretores, gerentes, empregados mensalistas, horistas, cargos técnicos, etc.


2-QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DE UM PLANO DE BENEFÍCIOS SOCIAIS ?

Os objetivos referem-se às expectativas de curto e longo prazos da empresa em relação aos resultados dos planos

Os objetivos básicos dos planos de benefícios sociais são:

Melhoria da qualidade de vida dos empregados.
Melhoria do clima organizacional.
Redução da rotação de pessoal e do absenteísmo.
Facilidade na atração e na manutenção de recursos humanos


3-VISÕES DIFERENTES SOBRE OS BENEFÍCIOS SOCIAIS

Do ponto de vista do empregador, os benefícios sociais são analisados, tendo em vista:

os custos da remuneração total;
os custos proporcionais dos benefícios;
o que as outras empresas oferecem aos seus empregados;
o seu papel de atrair, reter e motivar pessoas.

Do ponto de vista do empregado, os benefícios são analisados pela:

distribuição justa (eqüidade);
adequação às suas necessidades pessoais.


4-ORIGEM DOS BENEFÍCIOS E SERVIÇOS SOCIAIS

Tem história recente e estão relacionados com a gradativa conscientização da responsabilidade social da empresa.


Fatores de criação e crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais:

atitude do empregado quanto aos benefícios sociais;
exigências dos sindicatos;
legislação trabalhista e previdênciária imposta pelo governo;
disputa das empresas pelos recursos humanos no sentido de atraí-los e mantê-los;
impostos atribuídos às empresas com a contrapartida da utilização de meios lícitos de fazerem deduções de suas obrigações tributárias.


5-TIPOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS

Os planos de serviços e benefícios sociais são planejados para auxiliar o empregado:
no exercício do cargo: gratificações, prêmios de produção, seguro de vida, etc.;
fora do cargo, mas dentro da empresa: refeitório, cantina, transportes, lazer;
fora da empresa: recreação, atividades comunitárias.


6- QUANTO A CLASSIFICAÇÃO DOS PLANOS DE BENEFÍCIOS E SERVIÇOS  SOCIAIS

Benefícios legaisexigidos pela legislação trabalhista, previdênciária ou por convenção coletiva entre sindicatos: 13º salário, férias, aposentadoria, seguro de acidentes de trabalho, auxílio doença, salário família, H.E., salário maternidade, adicional por trabalho noturno.

Alguns são pagos pela empresa e outros pelos órgãos previdênciários.


Benefícios espontâneos – concedidos por liberalidade da empresa. São chamados também como benefícios marginais:

refeições;
seguro de vida em grupo;
empréstimos;
complementação de aposentadoria;
assistência médico-hospitalar.


7- QUANTO A NATUREZA DOS PLANOS DE BENEFÍCIOS E SERVIÇOS  SOCIAIS

Benefícios monetáriosconcedidos em dinheiro, por meio da folha de pagamento e gerando encargos sociais deles decorrentes:

13o salário;
férias;
aposentadoria;
complementação de aposentadoria;
gratificações;
planos de empréstimos;
reembolso ou financiamento de remédios;
complementação do salário nos afastamento por doenças.

Benefícios não monetários: oferecidos na forma de serviços, vantagens ou facilidades para os usuários:

serviço social e aconselhamento;
clube ou grêmio;
condução ou transporte da casa para a empresa e da empresa para a casa;
horário móvel de entrada e saída do pessoal de escritório.


8- QUANTO AOS OBJETIVOS DOS PLANOS DE BENEFÍCIOS E SERVIÇOS SOCIAIS

Os planos podem ser classificados:

planos assistenciaisbenefícios que provem o empregado e sua família de certas condições de segurança e previdência em casos de imprevistos ou emergências:

assistência médico hospitalar;
odontológica;
financeira; 
educacional;
assistência jurídica;
reembolso de medicamentos;
serviço social e aconselhamento;
seguro de vida em grupo;
seguro de acidentes pessoais;
suplementação de aposentadoria;
complementação salarial nos afastamento por doença. 
 

Planos recreativosproporcionam ao empregado condições de diversão, recreação, higiene mental ou lazer construtivo. Em alguns casos, esses benefícios se estendem à família do empregado:

grêmio, clube, colônia de férias;
área de lazer nos intervalos de trabalho;
música ambiente;
atividades esportivas;
passeios e excursões programadas;
festividades e congraçamentos.

Planos supletivosserviços e benefícios que visam proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar a qualidade de vida:

transporte ou condução do pessoal;
restaurante no local de trabalho;
horário móvel de trabalho;
cooperativa de gêneros alimentícios;
agência bancária no local de trabalho. 


BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS

A idéia básica é que os próprios funcionários administrem o montante a que têm direito da maneira que bem entenderem.


MOTIVOS PARA FLEXIBILIZAÇÃO DOS BENEFÍCIOS

melhoria da qualidade e redução dos custos dos benefícios;
novo relacionamento entre empresa e empregado;
alinhamento dos benefícios às estratégias de RH e as mudanças culturais;
maximização do valor percebido pelos benefícios.


ALTERNATIVAS PARA FLEXIBILIDADE DOS PLANOS DE BENEFÍCIOS

 

Benefícios-padrão mais benefícios flexíveis.


Ao lado do tradicional pacote de benefícios oferecidos à totalidade dos empregados, algumas empresas oferecem alguns benefícios flexíveis que cada funcionário utiliza na medida de suas necessidades específicas.

Benefícios modulares.


Algumas empresas oferecem um leque de opções diversas em termos de planos de saúde e previdência privada dentro de determinado valor limite.

Exemplo: o executivo escolhe o automóvel que queira dentro do limite fixado ou deverá completar o valor caso opte por algum que ultrapasse o valor.


Livre escolha.

A empresa concede um valor de benefícios para cada funcionário, que o utiliza a vontade.

O funcionário tem a liberdade de escolher aquilo que lhe interessa dentro da verba mensal determinada.

Exemplo: é o caso da HP: 70% paga com despesas de saúde, estudos e creche e os 30% restantes pode ser acumulado, caso não seja usado no período mensal.


Cash livre.

A empresa define e concede uma verba-limite, mensal ou anual, para o pagamento de cada funcionário. Este passa a administrá-la no decorrer do período.


VANTAGENS DA FLEXIBILIZAÇÃO DOS BENEFÍCIOS

Facilidade do controle dos custos e

Maior envolvimento dos funcionários na gestão do sistema.



CRITÉRIOS PARA O PLANEJAMENTO DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS

 OBJETIVOS E CRITÉRIOS DE PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS


OBJETIVOS
CRITÉRIOS QUE PESAM NA PONDERAÇÃO SOBRE O PROGRAMA
Redução da rotatividade e do absenteísmo.
Elevação do moral
Realce da segurança
Custo do programa
Capacidade de pagamento
Necessidade real
Poder do sindicato
Considerações sobre impostos
Responsabilidade social
Reações da força de trabalho


PRINCÍPIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS E BENEFÍCIOS SOCIAIS

Existem princípios que servem como critérios no balizamento dos  serviços e benefícios sociais que a organização pretende implantar ou desenvolver.


PRINCIPIO DO RETORNO DO INVESTIMENTO

Não se deve empreender voluntariamente nenhum benefício ao empregado, a menos que haja, como retorno para a organização, um rendimento em termos de produtividade e moral por parte do empregado.
A organização necessita de planos de benefícios no sentido de recrutar e de reter empregados competentes. Por outro lado, a organização necessita controlar os custos dos benefícios e ser capa de projetar alguns custos (planos formais de benefícios).


PRINCÍPIO DA MÚTUA RESPONSABILIDADE

O custeio dos benefícios sociais deve ser de mútua responsabilidade: os custos do benefícios devem ser compartilhados entre a organização e os empregados beneficiados ou pelo menos, a concessão de um benefício deve repousar na solidariedade das partes envolvidas.
Alguns itens dos planos de serviços e benefícios são totalmente pagos pela empresa, como exemplo serviço social.
Outros itens são rateados entre empresa e empregado, exemplo: transportes, refeição, assistência médica.
Outros itens  podem ser pagos integralmente pelos empregados: cooperativa de consumo, grêmio.
Uma participação relativa do empregado ainda que mínima é importante, pois tudo que a empresa oferece gratuitamente aos empregados pode parecer aos olhos destes como legalmente obrigatório ou serviço de qualidade inferior.

Alguns outros princípios que podem servir para o desenho de planos de serviços e benefícios podem ser:

O benefício deve estender-se a mais ampla base possível de pessoas
Os benefícios aos empregados devem satisfazer a alguma necessidade real.
A concessão do benefício deve evitar conotações de paternalismo benevolente.


4 comentários:

  1. Em relação à flexibilização dos benefícios, eu acho bem interessante, pois estreita a relação entre empresa e empregado, evidênciando as mudanças culturais e a percepção do valor dos benefícios.

    Panham...

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  2. Adorei os beneficios nos trabalhadores temos...

    Patricia

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  3. AS Empresas hoje sabem que atraem muito os funcionarios com os beneficios oferecidos.Quanto mais melhor.

    FABIOLA...

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  4. Eu acho muito interessante a empresa oferecer beneficios para os funcionarios pois é uma forma da pessoa ter mais desenvolvimento em seu trabalho e é uma grande motivação.

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