É o conjunto ordenado de dados e informações sobre os colaboradores de uma organização que dá suporte a todo o processo de gestão, atualmente desenvolvido e operacionalizado em plataforma computacional.
Ø Objetivos;
- Servir como referencial de mercado para a tomada de decisões nas organizações.
- Aperfeiçoar os serviços prestados pelas organizações.
- Capacitar profissionais da área de RH em atualizadas práticas de desenvolvimento e carreira, através de exercícios simples. Neste curso, 30% do tempo são dedicados a aulas expositivas e 70% investido na discussão de casos reais e treino da metodologia.
Ø O que ele pode conter?
- Avaliação de Desempenho - demonstrar com base nas competências que os cargos exigem uma avaliação individual ou geral dos funcionários, armazenando uma série histórica das competências e do desempenho.
- Administração de Treinamento - informar as necessidades de treinamentos com base no perfil do cargo, selecionar os participantes, ajudar na definição do orçamento.
- Avaliação e pesquisa - informar a eficácia dos treinamentos com base em pesquisas de opiniões, demonstrar como se encontra o Clima Organizacional, com pesquisa de Clima Organizacional, entre outros.
- Provisão de pessoal - Visualizar currículos cadastrados, fazer triagem de candidatos por perfil estabelecido, mostrar agenda de entrevistas, fazer acompanhamento do processo de seleção.
Ø Desafios e dificuldades;
- Quebra de paradigmas dos funcionários.
- Colocar a idéia de informatização na prática de forma exeqüível.
Ø Vantagens
- Aperfeiçoarem os serviços prestados pelas organizações.
- Influenciarem o aumento da produtividade.
- Fortalecimento da competitividade.
- Ganho de tempo.
- Aumento da eficiência e da eficácia.
Auditoria de RH
Os conceitos de Auditoria, Consultoria e Assessoria na área de Recursos Humanos:
ü A auditoria de recursos humanos: é definida como a análise das políticas e práticas de pessoal de uma organização, e avaliação do seu funcionamento atual, seguida de
sugestões para melhoria. (palavras chaves: examinar, averiguar, analisar, conferir). Para o entendimento da Auditoria, torna-se importante definir outros dois conceitos
de processos utilizados dentro das organizações, muito similares com as ações de Auditoria:
ü Consultoria: é um serviço oferecido ao cliente/empresa/instituição, que acontece por meio de diagnósticos e processos, e tem o propósito de levantar as necessidades do
cliente, identificar soluções, recomendar e direcionar ações.
ü Assessoria: é um serviço para ajudar as empresas, instituições e clientes a obterem melhorias no seu desempenho, na sua lucratividade e na sua competitividade, e
também implementar novos métodos e procedimentos nas mais diversas áreas.
Formas de Auditoria:
As formas de auditoria no geral, quando abrange todas as unidades operacionais da organização, ou seja, quando se pretende auditar todos os departamentos e atividades da empresa.
(administração, produção, contabilidades, controle de qualidade,etc.).
Este processo oferece as seguintes vantagens:
a) redução dos custos com planejamento da auditoria, pois a ambientação dos auditores com a auditada torna-se menos onerosa;
b) as áreas de risco são detectadas no primeiro planejamento e o acompanhamento pelos auditores definirá as já eliminadas e a novas que
possam ter surgido;
c) os auditores podem desintensificar as visitas, pois aumentam a facilidade de detecção de problemas;
d) redução do tempo e do custo de execução.
Critérios para avaliação de RH.
A avaliação da função de gestão de pessoas, também conhecida como auditoria de RH, é uma revisão sistemática e formal, desenhada para medir custos e benefícios do
programa global de RH, e comparar sua eficiência e eficácia atual, com o desempenho passado, com o desempenho em outras organizações comparáveis, e sua contribuição
para os objetivos da organização.
A Auditoria das atividades e programas de RH tem os seguintes propósitos:
Justificar a própria existência e o orçamento de despesas de RH.
ü Melhorar continuamente a função de RH proporcionando meios para decidir quando adicionar ou suprimir atividades, alterar rumos e práticas.
ü Proporcionar retroação para os especialistas de RH, gerentes de linha e funcionários a respeito da eficácia da ARH.
ü Ajudar a ARH a proporcionar uma contribuição significativa para os objetivos da organização e para as necessidades dos clientes e funcionários.
ü Auditoria de RH é a análise sistemática das políticas e práticas de pessoal e a avaliação do seu funcionamento, tanto para a correção dos desvios como para
a sua melhoria contínua.
Abordagens Estatísticas de avaliação:
Índice de Eficácia;
Índices de Acidentes;
Índices Organizacionais e Relações no Trabalho;
Índices de Rotatividade e Absenteísmo;
Índices de Aplicação.
A formação de banco de dados é muito importante para a organização (RH), onde esta ferramenda irá mostrar todo o histórico de um pretendente à vaga.
ResponderExcluirO banco de dados ajuda muito uma organizão,pos ganha tempo,ajuda na competitividade.
ResponderExcluirSua maior dificuldade e a quebra de paradigma.
Fabiola...
Auditorias no departamento de RH, serve para manter um controle de dados e registros de documentos deixando de forma eficaz e organizado. jenifer
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